Com o início da primavera e a volta dos dias mais quentes, chega o dia daquela  sobremesa que sempre salva as nossas tardes calorentas com o seu frescor e  os seus diversos sabores maravilhosos: o sorvete! 
A data foi criada pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes) há 14 anos e é comemorada no dia 23 de setembro. E não foi escolhida por  acaso não, viu? Afinal, do começo da primavera ao final do verão, são as estações em que consumimos mais sorvetes, chegando a 70% de toda quantidade produzida anualmente pelas empresas nacionais! 

Parece muita coisa, mas se pararmos para pensar na diversidade dos tipos de  sorvetes como picolés, ice cream e gelatos essa estimativa fica bem pequeninha. 
E não, eles não são apenas sinônimos para sorvete, as diferenças entre eles vão da temperatura à textura, ingredientes, modo de preparo e armazenamento. 

Quer ver? Então confira o que há de especial em cada um deles.  

Gelato
A massa de origem italiana ficou conhecida apenas como uma versão mais gourmet do sorvete. Mas, na verdade, ela tem textura mais lisa e suave, além de menos gordura e maior teor de proteínas. 

Sorvete Soft
São aqueles sorvetes que saem de máquinas instantâneas em formato espiral, normalmente direto para as casquinhas e típico em lanchonetes fast foods. 

Esquimo
Aquela deliciosa cobertura acrescentada ao picolé, preferencialmente de  chocolate, é um esquimo. 

Paleta Mexicana 
Os picolés grandes e recheados, que fizeram a vida ter outro sentido para os “picoleteiros” de plantão. 

Picolé 
Os sorvetes sustentados por palitos são mais duros e consistentes, geralmente feitos de frutas e em formato cilíndrico ou retangular. 

Moreninha
Muito popular no interior do país, é aquele sorvete feito em máquinas de picolé, em formato de bola e posto sobre uma deliciosa casquinha. 

Hmmm, só de falar já deu água na boca. E não importa qual o tipo de sorvete  todos eles são irresistíveis! Agora, quer uma dica para deixar essa sobremesa ainda mais saborosa? Escolha o seu sabor favorito, pegue o seu Bel preferido 

(tudo bem, pode ser mais de um) e pronto! Fica uma belícia.

Depois conta pra gente como ficou essa combinação.